Ads 468x60px

domingo, 21 de outubro de 2012

Moço de convés: profissão que anda atraindo parnaibanos



A profissão de moço de convés tem atraído muitos parnaibanos que desempenhavam outras atividades na cidade ou mesmo aqueles que encontrava-se desempregados.
Os salários são convidativos,podendo chegar a R$ 9 mil mensais. 
 
O ingresso
 
Para o ingresso na carreira é necessário concurso ao curso de Formação de Aquaviários (CFAQ II / III) ,que é realizado pela marinha, na categoria Moço de Convés.As prova são de português e matemática de nível Fundamental.O curso tem duração de 3 meses.
 
Hierarquia na Carreira: 
Moço de Convés com salario entre 2 e 3 mil 
após 4 anos - Marinheiro de Convés salario entre 2,5 e 4 mil
após 4 anos e curso de aperfeiçoamento - Contramestre salario entre 3 e 5 mil
após 4 anos e curso de aperfeiçoamento - Mestre de Cabotagem salario entre 4 e 6 mil
após 4 anos e curso de aperfeiçoamento - 2° Oficial de Nautica salario entre 7 e 9 mil - tempo total 18 a 22 anos. Cargo máximo da Carreira.
 
Pontos a acrescentar:
estabilidade? nao
militar? nao, civil.
escala de trabalho? 28 dias em mar por 28 dias em casa
 
Quais tarefas desempenha um MNC – Marinheiro de Convés? Seção Convés
Executa manobras de condução, atracação e desatracação, e serviços de manutenção em navios de longo curso,  cabotagem, offshore entre outros, lançando e recolhendo cabos e amarras e desempenhando tarefas de limpeza e conservação das superfícies e dos compartimentos da cobertura, segundo normas e regulamentos estabelecidos, para auxiliar a manobrar o navio e conservar o convés em perfeitas condições de apresentação e funcionamento
Descrição detalhada:
Manobra as amarras de bordo, lançando cabos no cabeço do cais ou passando-os nos guinchos, amarras, soltando-os e recolhendo-os, para possibilitar a atracação e desatracação da embarcação no cais; governa o timão da embarcação, fazendo quartos de leme, sempre que necessário, para conduzi-lo no rumo traçado; realiza serviços de vigilância, montando guarda em postos prefixados, para assegurar a boa execução das tarefas de rotina; controla o estado dos botes salva-vidas e dos equipamentos de segurança e de movimentação de carga, examinando as diferentes partes e efetuando os cortes e emendas de cabos e outros reparos necessários, para mantê-los em perfeitas condições de uso; auxilia o embarque e desembarque de passageiros e cargas, orientando sua movimentação, para possibilitar uma correta e rápida acomodação; executa a limpeza do convés, anteparas, tetos, instalações sanitárias e outros acessórios ou compartimentos, varrendo-os, lavando-os e polindo-os, para assegurar a higiene e boa aparência da embarcação; efetua a raspagem e pintura das superfícies metálicas, lixando-as e aplicando-lhes tinta, para protegê-las contra a ferrugem. Pode ser designado para uma das tarefas mencionadas, como orientar ou executar o embarque e desembarque de passageiros ou de cargas.
Lembrando que para chegar a Marinheiro de Convés é necessário tempo de embarque como Moço de Convés.

Fonte: portalparnaibanoticias

3 comentários:

SUPPER BLOGG disse...

É UMA VERGONHA! CAPITANIA EXIGE CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA ESTÁGIO, PORÉM, NENHUMA EMPRESA QUER DISPONIBILIZAR ESTÁGIOS PARA INICIANTES. COMO PRESTAR O CONCURSO SEM A CARTA? ENTREI EM CONTATO COM UMAS 15 EMPRESAS E COM SINDICATOS, PROBLEMA NÃO TEM SOLUÇÃO!

Anônimo disse...

www.braspanama.com.br

Com a Braspanamá Serviços Marítimos você poderá cursar Moço de Convés ou Máquinas.

Seja um profissional do mar, seja marítimo.

Salários iniciais em torno de R$ 5.000,00 mais benefícios.

No nosso site (www.braspanama.com.br) tem todas as informações sobre os nossos cursos deformação de Moço de Convés e Máquinas (Objetivo, Requisitos, Conteúdo, Duração, Logística de ensino, Frequência às aulas, Avaliação da aprendizagem, Aprovação, Certificados e Condições promocionais de preço), basta clicar em cima do curso.

Toda a parte teórica do curso será ministrada no Centro, aqui na cidade do Rio de Janeiro, e a parte prática:

- Combate a Incêndio ↣ Na empresa ENSEG, em Itaguaí - RJ;

- Sobrevivência ↣ Em Niterói - RJ, no Clube Canto do Rio;

- Aulas em simulador; e

- Aulas em Embarcação, na Baía de Guanabara.

O pacote do curso é composto pelo curso de formação de Moço de Convés ou Máquinas, Curso de Técnicas de Sobrevivência Pessoal, Curso de Prevenção e Combate a Incêndio, Curso Básico de Primeiros Socorros, Curso de Segurança Pessoal e Responsabilidades Sociais e Curso de Conscientização de Segurança do navio.

Os documentos dos formando serão do Governo do Panamá e você poderá obter os documentos do Governo Brasileiro, bastando somente dar entrada em uma Organização Militar da Marinha na sua área (Capitania, Delegacia ou Agência dos Portos na sua localidade).

Com os documentos do Panamá você pode embarcar em navios de Bandeira Brasileira ou estrangeira, praticamente no mundo inteiro, pois é um acordo internacional assinado por todos os Países signatários da IMO (Organização Marítima Internacional).

Quem for MAC (Marinheiro Auxiliar Convés) ou MAM (Marinheiro Auxiliar de máquinas) e tiver embarque na carreira, após aprovação do nosso curso de formação, montaremos um processo e após análise dos documentos (CIR) enviaremos para o Panamá e você poderá obter documentação de Marinheiro de Convés (MNC) ou Marinheiro de Máquinas (MNM).

Os nossos cursos de formação de Moço de Convés e Máquinas não é necessário carta de indicação de empresa.

Os nossos cursos de formação de Moço de Convés e Máquinas não é necessário apresentar a conclusão do 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série).

Por enquanto, o curso será ministrado no Rio de Janeiro, mas existe a possibilidade de ministrarmos em outras localidades, dependendo do números de alunos para formação de turmas (mínimo de 20 alunos por turma).

A matrícula e a garantia da vaga no curso, somente se dará quando for efetuado o pagamento.

Quando for fechado a turma você receberá a informação do início.

É necessário ter o passaporte em dia (validade).

Qualquer dúvida entre em contato.

Atenciosamente.

Braspanamá.


Curso moço de convés braspanama disse...

Qual as datas das turmas?

Postar um comentário